quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A Maldição de Canaã - Genesis 9: 20 a 25


E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha.

E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.
E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora.
Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.
E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera.
E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.


- Que história bem estranha esta, aprecio prestar bastante atenção nos textos. Como já disse anteriormente e não é que sempre ficamos presos às tradições quando lemos a Bíblia e não atentamos para certos detalhes: Ex. já ditos anteriormente: Elias levado numa carruagem de fogo, o que não está correto, pois Elias fora levado aos céus num redemoinho, a carruagem serviu apenas para separá-lo de Eliseu, se não iam os dois; A história dos pares de animais na Arca, quando o que está escrito são 7 pares dos animais puros, e outras mais.
Aqui neste texto aprendemos desde de a infância que Cão fora amaldiçoado por ver a nudez de seu pai. Porém eu tenho uma outra visão deste texto, não sou dono da verdade mas vou compartilhar aqui nesta nota, deixo bem claro que é a uma visão minha e não a verdade real da ocasião, pois falta-nos mais detalhes.
-"Bem, eram os filhos de Noé: Sem, Cão e Jafé. Mas se a ordem é essa porque no versículo 24 diz que Noé viu o que seu filho menor lhe havia feito? O filho menor pela ordem descrita no texto seria Jafé, como outras ordens de filhos que a Bíblia relata são sempre na ordem cronológica, então: Na realidade aqui no texto eu acredito se referir quando se escreve “filho menor” ao neto de Noé, Canaã, filho de Cão, portanto ele seria quem era o menor da casa de Noé, Há bastante dificuldades na tradução ou diferenciação de parentesco no Antigo Testamento devido ao hebraico da época ter apenas uma palavra para ambas as definições, isto é filho e neto ou até mesmo para irmãos e primos, o que não acontece no Novo Testamento que fora escrito no Grego. E acredito que nudez aqui, como não dizer apenas que Noé estava peladão, Acho que que o texto fala de um relacionamento "sexual ilícito" do neto de Noé, Canaã com o seu avô Noé - "bêbado"e inconsciente, pois trata-se de algo muito grave pela própria condenação que fora atribuída aos descendentes de Canaã. Cão o filho do meio de Noé viu, seu pai e seu filho naquela situação, e foi contar para os seus irmãos o problema, e que então tomaram todo o cuidado com a situação, cuidado este que Cão não tomara, pois deve ter achado interessante (lembre-se na perversão que reinava com os habitantes da Terra antes do Dilúvio e que apenas Noé havia sido visto por Deus como homem justo, seu filho Cão poderia estar com a mente contaminada) e em seguida quando Noé se cura do porre, e volta a consciência, e é informado pelos filhos do ocorrido, e o quê seu neto lhe havia feito, detona a maldição sobre Canaã, pois se o problema fosse com Cão, porque não amaldiçoar Cão.
Está aí uma opinião para ser debatida. Claro que isto não muda nada quanto a fé em Jesus Cristo e nem estou aqui para dividir, apenas para compartilhar algo que me parece natural no texto. Desculpe se lhes causar algum tipo de indignação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário