quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A OMISSÃO DE RUBEN

GENESIS 37:19 a 22 e 29


Lá vem aquele sonhador! ", diziam uns aos outros.
"É agora! Vamos matá-lo e jogá-lo num destes poços, e diremos que um animal selvagem o devorou. Veremos então o que será dos seus sonhos. "
Quando Rúben ouviu isso, tentou livrá-lo das mãos deles, dizendo: "Não lhe tiremos a vida! "
E acrescentou: "Não derramem sangue. Joguem-no naquele poço no deserto, mas não toquem nele". Rúben propôs isso com a intenção de livrá-lo e levá-lo de volta ao pai.
...Quando Rúben voltou ao poço e viu que José não estava lá, e rasgou suas vestes.


Rùben irmão mais velho de José, em um momento até conseguiu salvar a vida do jovem, porém sem o seu conhecimento os seus irmãos venderam José como escravo aos Ismaelitas. Como Primogênito ele deveria dar conta de seus irmãos ao pai, porém aqui mesmo salvando a vida de José, e não tendo nada com a venda do moço como escravo àquela caravana, teve o seu erro na ajuda e sustentação da mentira que fora contada ao seu Pai. Sua reação apesar de ter sido de proteção ao garoto no início, e de irritação com a situação errada cometida com o irmão caçula,  foi de omissão na sequência dos fatos, pois o que ele deveria ter feito, mesmo depois de saber do ocorrido era ter conduzido os seus irmãos a juntos resgatarem o irmão naquela caravana.
Triste situação de Ruben que muitas vezes vemos repetir-se em nossas vidas nos dias atuais, as vezes até conseguimos livrar algumas pessoas de problemas sérios e até salvar situações que iriam se complicar, em outras vezes ficamos perplexos com algum tipo de ato que fizeram ou deixaram de fazer para alguém,  porém em muitos destes casos, olha lá se não em todos, continuamos omissos e até ajudamos em "mentirinhas"  para não complicarmos ainda mais as situações. A Bíblia diz que um abismo chama outro abismo, e isto significa que enquanto tentarmos encobrir algo de errado, os erros vão sendo somados um após o outro, uma mentirinha aqui, ai depois outra para sustentar a primeira e assim sucessivamente. 
Precisamos dar um basta nesta maldita omissão e "mentirinhas" e começarmos a falar a verdade doa a quem doer, até se doer em nós mesmos. 
Reflitam e tenham um bom Final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário