terça-feira, 6 de dezembro de 2011

AS GARANTIAS DADAS POR JUDÁ

Genesis 38:18


Disse Judá: "Que garantia devo dar-lhe? " Respondeu ela: "O seu selo com o cordão, e o cajado que você tem na mão". Ele os entregou e a possuiu, e Tamar engravidou dele.

A Genealogia messiânica passou por aqui, nesta situação não comum de reaver os seus direitos, fez com que esta mulher, Tamar (viúva de 2 dos filhos de Judá) conseguisse sua decendência forçadamente, usando um disfarce.
O que quero destacar neste texto é a total irresponsabilidade de Judá, irresponsabilidade tão grande, que sua incosequência levou a colocar na mão desta "prostituta" (disfarce de Tamar), três objetos muito importantes em sua vida:
O Selo, que era utilizado na época para dar validade as assinaturas feitas em contratos,  isto é, colocou na mão da prostituta uma procuração com amplos poderes;
Um Cordão, que servia como ornamento e normalmente era onde o selo familiar era preso, muitos em Israel usavam um igual, que normalmente era um presente valioso recebidos da linhagem paterna;
 e Um Cajado, que tem um significado de autoridade bem definido em várias outras passagens bíblicas.
Uma noite de prazer vale todas essas garantias?

Esta irresponsabilidade igual a de Judá ainda pode ser vista nos dias de hoje, onde pessoas trocam a tranquilidade de um lar abençoado, por realizações momentâneas de prazer, usá-se muito a frase: - Tenho direito de ser feliz. - Esquecendo-se da felicidade de todos os outros entes familiares. Por um caso do acaso coloca-se em penhor esta procuração (lembra-se do selo acima) de amplos poderes a seja lá quem for, que mais cedo ou mais tarde requisitará a felicidade antes conseguida,  e agora destruída por um ato de loucura absurda, além disso se entrega ainda os valores que foram passados ao longo do tempo pelos pais de um valor inestimável (o cordão), nas mais diversas dificuldades, mas por um momento são levados a nada relevante, por um momento de êxtase, e ainda não pára por ai, a questão da autoridade perdida (o cajado) jogando fora anos e anos conseguidos de respeito através de um esforço tremendo, junto á amigos, filhos e familiares, Tudo vira lixo.
Já vi homens considerados honrados e que tinham uma família estruturada que após esta entrega louca de todas essas garantias  por alguns momentos de prazer, perderam tudo, e hoje vivem amargurados pois seus filhos se tornaram amargos e muito longe daquilo que sonharam para eles, onde seus amigos se afastaram pois se sentiram traídos juntamente com suas esposas, e hoje estão solitários, pois o prazer como já disse é momentaneo.

As minhas perguntas hoje são:   Vale a pena esta entrega das garantias por um mero prazer? E o que  isto acarretará lhe compensá os traumas que causará a muitos envolvidos em sua vida?  

Pense nisso antes de fazer qualquer besteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário